Resenha - Cumbia Ninja: 'Ideia Fixa'

by 20:54 0 comentários
Após mais um episódio duplo de Cumbia Ninja na FOX, na última quarta-feira (26/8), trazemos hoje a resenha do penúltimo episódio da primeira temporada da série, “Ideia Fixa” (Idea Fija, originalmente). Confira nossas observações sobre o que aconteceu nesse 12º episódio e sinta-se a vontade para também deixar suas impressões.

(Hache e Nieves em cena de "Ideia Fixa", 12º episódio de Cumbia Ninja.)

A morte de Elba não afetou apenas Tumba e Nieves, mas também muitos moradores do La Colina. Xiang Wu ficou muito zangado com o acontecido e (bêbado) foi tirar satisfações com o dragão. O Mestre questionou quantas pessoas mais precisão morrer para que o “animal” tome alguma atitude, pois ele já não sabe mais o que fazer para manter a paz no bairro. Podemos notar que o principal dilema de Wu é “por que o dragão continua se escondendo/dormindo, uma vez que gangues e empresas mal intencionadas ameaçam se apoderar do La Colina e o segredo ali escondido?”. E como nós deduzimos nos episódios anteriores, tudo indica que o La Colina é a lendária cidade de Eldorado.

(Arrasado pelas perdas no La Colina, Xiang Wu se irrita com o dragão.)

Além de um dragão adormecido em seu subsolo sobre a guarda de Xiang Wu, o La Colina tem outros guardiões também. Um deles foi Victor Carbajal, pai de Juana. Como León descobriu, seu irmão vendeu as terras da região mais alta do bairro, o Cruce, a preços bem baratos aos seus respectivos moradores. Victor também providenciou cláusulas fiscais para impedir que o Cruce fosse invadido e urbanizado por qualquer empresa, e isso incluía sua própria construtora, o Grupo Carbajal. León também descobriu que o pai de Juana contratou um rapaz para manter tudo em ordem no La Colina, e isso nos leva a uma única pessoa: Chico, ex-líder do Cruce e irmão de Hache.

Assim como Victor Carbajal, Chico também deu a vida proteger o segredo do La Colina; impedindo o narcotráfico e a violência nas ruas do bairro. Na mesma noite em que Juana perdeu seu pai (e toda sua família), Hache também teve seu irmão assassinado. Mas antes de morrer, Chico ainda conseguiu fazer um último pedido a Hache: que ele se responsabilizasse por manter a paz no La Colina e, principalmente, nas ruas do Cruce. Desde o começo da série, sabemos que a paixão de Hache é a música. Assumir o cargo deixado por seu irmão é algo pelo qual Hache nunca demonstrou interesse, mesmo após a morte de Chico. Nem quando as gangues rivais começam a tocar o terror nas ruas do La Colina, Hache toma alguma iniciativa para cumprir a promessa feita ao seu irmão. Ele está mais preocupado em descobrir quem matou Chico e o porquê de sua morte.

(Hache promete a Chico que não irá descansar enquanto não encontrar seu assassino.)

Juana também está desesperada para descobrir o motivo do massacre de sua família. Mas diferente de Hache, ela já sabe quem são os culpados. Com seu disfarce de Nieves, Juana descobriu que León Carbajal foi o responsável por orquestrar o assassinato de seus pais e irmãos. Ítalo e outros capangas de León foram os encarregados de executar o crime. No entanto, o tio de Juana foi bem sorrateiro em tudo o que fez e logo tratou de desaparecer com todas as provas que pudessem incriminá-lo. León só não contava com a fuga da sobrinha na noite do massacre. Bastante determinada, Juana aproveita qualquer oportunidade que possa leva-la a alguma prova que denuncie seu tio.

Com a ajuda de Elba, empregada da mansão, Juana escapou da morte e se escondeu no La Colina, assumindo a identidade de Nieves. Porém, após o “Caso Carbajal”, nem toda a poeira foi varrida para debaixo do tapete e não demorou muito para as suspeitas acerca da sobrevivência de Juana começar a aparecer. O promotor Martin Mondino desmascarou um dos aliados de León, o policial Marcos Balza, e o convenceu de trabalhar a seu favor. Mesmo com provas contra si, após constatar que Juana realmente seguia viva, Balza levou as informações para Ítalo. O capanga de León correu direto para o La Colina e tentou convencer Elba a dizer a verdade, sabendo da relação amistosa entre a empregada e herdeira Carbajal. Mas Elba insistiu em guardar o segredo sobre o paradeiro de Juana e isso lhe custou a própria vida.

Desamparada e sentindo-se completamente culpada pela morte de Elba, Juana recorre ao templo de Xiang Wu, uma vez que o Mestre prometeu ajuda-la a se proteger dos assassinos de sua família. Com o decorrer da história, Wu mostrou que suas intenções iam além do que acreditava Juana. O Mestre conheceu Victor e, aparentemente, sabe o que de tão valioso o pai de Juana quis manter em segredo. A garota questiona se Victor sacrificou sua vida e de sua família apenas para proteger o tal tesouro do La Colina, mas Xiang Wu a garante que a atitude do pai dela não foi apenas um interesse em dinheiro. Cansada, Juana confessa que não tem mais ninguém, e outra vez o Mestre volta a contrariá-la, dizendo que muitas se importam com ela.

(Xiang Wu tenta acalmar o desespero de Juana.)

Xiang Wu também diz que Juana pode construir uma nova família, mas ela protesta, argumentando que todos aqueles que demonstraram afeto por ela acabam sendo mortos. Mais uma vez o Mestre insiste e retruca que é exatamente dessa forma que os inimigos dela querem que ela se sinta: sozinha e desamparada; assim ela deixará de se esconder e eles poderão encontra-la. Mas nada do que Wu diz parece convencer Juana. Encurralada por tantos problemas, ela rouba uma espada da casinha chinesa e vai até o cemitério onde Elba foi enterrada. Lá, vendo-se em um beco sem saída, Juana pede perdão ao seu pai e tenta se matar. Felizmente, Hache aparece e a detém no último segundo.

(Hache impede que Juana/Nieves cometa suicídio.)

Enquanto uma euforia domina o La Colina por conta da urbanização que León Carbajal promete fazer no bairro, Hache busca refúgio no cemitério onde Chico está enterrado. Ele leva uma nova música como presente para o irmão e, em meio ao momento de fragilidade, Hache compõe outra nova canção, que nomeia este episódio. Ideia Fixa fala literalmente sobre a morte e a forma equivocada com a qual lidamos com ela. “Não jogue com a morte, ela não tem humor” e “Se você vai se matar, que morra por amor” são trechos marcantes da música, que você pode ouvir completa a seguir:

(Ouça Ideia Fixa, canção que sintetiza o penúltimo episódio da 1ª temporada de Cumbia Ninja.)

Durante a visita a Chico, Hache encontra Nieves a ponto de se matar e não pensa duas vezes em impedi-la de cometer tal ato. Nieves desabafa e confessa a Hache que não ela vê motivos para seguir vivendo, uma vez que se sente totalmente sozinha e culpada após perder Elba. Mesmo sem saber sobre o segredo da garota, Hache a consola e promete que ela nunca mais estará sozinha, pois agora ela pode contar com o apoio dele, sempre que precisar. Sem mais forças para resistir, Nieves se rende às palavras de Hache.

O líder do Cruce leva Nieves para sua casa e, após um jantar em família com Carmenza e Manuela, chega o momento de dormir. Hache cede seu quarto para Nieves, mas ela não consegue pegar no sono. Lembranças de todos os momentos que já vivenciou com Hache invadem a cabeça de Nieves e, vencida pela fragilidade, ela vai em busca do rapaz. Hache está na laje da casa, compondo mias uma nova canção. Nieves o surpreende ao aparecer de repente e demonstra interesse na composição provocante de Hache, que não perde tempo e revela que a letra da canção é inspirada em Nieves. Rendidos ao desejo que sentem um pelo outro, o casal se beija e não demora muito ao voltarem para o quarto, onde (finalmente) têm sua primeira noite de amor.

(Hache e Nieves se entregam ao amor que sentem um pelo outro.)

No fim da noite, Balza marca um novo encontro com Ítalo. Como da última vez, o policial convida Ítalo até o cemitério onde se encontra os túmulos da família Carbajal. Graças à denúncia de Úrsula, que não conseguiu manter o segredo após saber sobre o paradeiro de sua melhor amiga Juana, Balza descobre que a herdeira Carbajal esteve escondida justamente na mansão da família, sob o disfarce de Nieves. Debaixo de chuva, Balza revela a informação a Ítalo, que sem paciência para o deboche e ameaças do policial, saca uma arma e dispara certeiro na cabeça dele, acrescentando mais uma vítima a sua interminável lista de assassinatos.

(Ítalo mata o policial Balza após descobrir que Nieves, na verdade, é Juana Carbajal.)

O episódio termina com o momento tão aguardado por Xiang Wu. Ao levar um novo porco para o dragão se alimentar, o Mestre é surpreendido pelo chamado do “monstro” do La Colina. O dragão diz em alto e bom som que a espera terminou. Sim, o dragão fala! Emocionado, Xiang Wu se prostra de joelhos e sorri, com um novo brilho de esperança no olhar.

Outros pontos que merecem atenção:
  • Carmenza se indigna com o Gordo ao descobrir que ele vai vender o bar e a casa de Elba aos construtores que irão urbanizar o bairro. Gordo se defende com o argumento de que, após a morte de Chico, o La Colina perdeu o seu valor e a quantia que lhe foi oferecida é irrecusável. Ele ainda aproveita para dizer que se Hache não toma nenhuma atitude para mudar a situação, ele não tem por que se sacrificar;
  • Devido aos avanços com os negócios do Grupo Carbajal, León decide mandar Ítalo assumir o controle do La Colina. Assim sendo, Ítalo se torna o novo líder da 2200. Insatisfeito com o trabalho de Salmón, León, literalmente, martelou as mãos do bandido e chamou a polícia para prendê-lo. Com o apoio do novo aliado, o Conselheiro Presta, León não quer perder nem mais um minuto para invadir as ruas do La Colina;
  • Depois de tanto insistir na amizade com Manuela, Jhon Alex consegue entrar no templo chinês de Xiang Wu. Desde seu desligamento com a gangue de Hache, o irmão de Jessica havia deixado de ser bem-vindo na região do Cruce. Jhon Alex não descobre o que há debaixo da casinha chinesa, mas encontra na passagem para a cova do dragão os desenhos que a 2200 está procurando por todo o bairro. O Mestre Wu flagra o invasor antes que ele desvende a cova e o expulsa dali. Contudo, Jhon Alex ainda consegue registrar sua descoberta com a câmera do celular. O irmão de Jessica acaba sendo revistado por Talita e outros integrantes da 2200, e quando encontram a fotografia em seu celular e a pequena peça de ouro maciço que roubou de Manuela, Jhon Alex é levado para dar explicações a Ítalo;
  • Nos bastidores do canal de TV, Chopín descobre que a “Manachos”, boyband concorrente da “Cumbia Ninja” na batalha de bandas, se apresenta com playback. Ou seja, ao invés de cantar ao vivo durante as apresentações do ‘No Topo’, a “Manachos” apenas dubla suas canções. E isso é trapaça, de acordo com as regras da competição. Bitbox, Karate e Tumba tentam convencer Chopín a contar para Willy sobre a trapaça dos adversários, mas o tecladista garante que tem uma ideia melhor. Será que mesmo com as armações de Alejandra, a “Cumbia Ninja” conseguirá avançar nas semifinais da batalha de bandas? Se depender dos fãs, a resposta é sim, já que Willy conseguiu popularizar a banda após o “falso sequestro” na festa de León.

O desfecho da primeira temporada de Cumbia Ninja vai ao ar nesta quarta-feira (02), às 17H30, na FOX. No twitter faremos a cobertura completa do último episódio, em tempo real. Junte-se a nós, utilizando a tag #CumbiaNinjaBR.


Sua opinião e comentários são muito bem-vindos!

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário