Resenha - Cumbia Ninja: 'Sem Modos'

by 16:32 0 comentários
Como diz o título desta publicação, a resenha de hoje é sobre o episódio “Sem Modos” (Ni Modo, originalmente) de Cumbia Ninja, o segundo exibido pela FOX no dia 19 e o décimo da série. Relembramos o que aconteceu de importante e destacamos alguns pontos que merecem atenção. Confira e sinta-se a vontade para também deixar suas impressões sobre o episódio!

(Reprodução)

Chega o dia da festa tão planejada por Coqui e tão esperada por León Carbajal. Enquanto o tio de Juana acredita que poderá corromper o Conselheiro Presta e retirar as cláusulas que impedem a urbanização do La Colina, sua mulher apenas quer se divertir e surpreender seus convidados. Coqui contratou a “Cumbia Ninja” para animar o evento de alto padrão social e não esconde seu interesse no vocalista e tecladista da banda, ou seja, Hache e Chopín, respectivamente. Nieves se sente afetada pelas escolhas da patroa, mas tenta disfarçar. Até porque, com a ausência de Elba, ela se vê obrigada a substituir a tia e voltar a sua antiga função de empregada, ficando impossibilitada de curtir a festa.

(Coqui revela a Nieves que está interessada em Hache e Chopín.)

O que Nieves não sabe é que Elba não faltou ao trabalho por irresponsabilidade, doença ou algo do gênero. Como Nieves combinou de se encontrar mais cedo com Coqui, Elba iria para a mansão sozinha. Isso aconteceria se a casa da tia de Tumba não tivesse sido invadida pelos bandidos da 2200. O bando liderado por Salmón virou a casa de Elba de cabeça para baixo, em busca dos desenhos que León procura. Como já dissemos antes, o clima está pegando no La Colina e só Hache não percebe.

Como se não bastasse ter a casa praticamente destruída, Elba recebe outra visita nada agradável e muita mais perigosa: Ítalo. Graças ao policial Balza, o capanga de León agora sabe que Juana Carbajal não morreu na noite do massacre e continua viva. Ciente da proximidade de Elba com a herdeira Carbajal, Ítalo vai ao La Colina em busca do local exato onde Juana se esconde, sem ao menos desconfiar que ela esteja por trás do disfarce de Nieves, com quem ele está envolvido “romanticamente”. No entanto, Elba não pretende revelar o paradeiro de Juana e é brutalmente espancada por se recusar a dizer a verdade. Ítalo é impiedoso e agride a empregada com socos, chutes, com um guarda-chuva, com um bule e café fervendo. Sim, Elba fica bastante machucada, mas ainda lhe resta um pouco de forças para ligar à mansão e tentar alertar Nieves. O esforço poderia ser útil se Aurélia não fosse tão arrogante e deixasse Elba se explicar. A governanta simplesmente ignora o apelo de Elba em falar com Nieves e, ainda por cima, a demite. Foram cenas fortes e angustiantes!

(Elba é brutalmente espancada por Ítalo.)

A fama é como uma roupa; às vezes tem que sair para passear sem o seu dono”. Essa a lição de moral do Xiang Wu neste episódio. Após mais uma de suas lendas, o Mestre tenta acalmar os ânimos entre os integrantes da “Cumbia Ninja”, que se animam com a tão sonhada fama. O desentendimento surge quando Chopín afirma que está cansado de ver os outros serem reconhecidos pelo trabalho que ele faz. Hache se sente atingido e os dois começam a discutir, o que não é de se estranhar, uma vez que ambos se desentendem desde o primeiro momento em que se viram. Apesar de se envolver com Talita e, de certo modo, com Jessica, Hache não aceita a relação entre Nieves e Chopín. Isso, consequentemente, afeta a união da banda.

(Hache e Chopín discutem durante reunião na casinha chinesa.)

Enquanto Chopín fica empolgado por tocar em uma festa tão importante como a da Mansão Carbajal, Hache não consegue aceitar a oportunidade que eles estão tendo. Enquanto a “Cumbia Ninja” aguarda o início do show na cozinha da casa, vemos que a discriminação social parte não apenas de um lado opressor, mas também a partir das próprias vítimas. Hache fica indignado por ter que esperar no mesmo local dos empregados, como se isso o fizesse menos importante do que os demais. Ao passo que Coqui os mantêm “escondidos” apenas por querer fazer uma surpresa aos convidados. É óbvio que o julgamento de Hache não é por acaso. O preconceito e a intolerância, infelizmente, estão tão impregnados na sociedade que, muitas vezes, não nos damos conta de que estamos sendo vítimas e/ou agressores.

A tensão entre Hache e Chopín reacende quando Nieves surge na cozinha carregando uma bandeja e vestida com o uniforme de empregada. Hache a provoca perguntando o que houve com a roupa de marca, e Nieves responde que Hache precisa superar o desentendimento entre eles. Aurélia interrompe o momento, ordenando que Nieves volte a servir os convidados. Chopín a oferece ajuda e então Hache debocha, dizendo que eles devem mesmo servir aos ricos, já que se sentem tão à vontade na festa luxuosa. Irritado, Chopín dispara que Hache não deveria julgar Nieves, pois ele não sabe nada sobre ela. Por um momento, o tecladista da banda fica a ponto de revelar a identidade de Juana Carbajal.

(Hache e Chopín discutem durante a festa na mansão Carbajal.)

Dentre os presentes na festa, não é só Chopín que sabe que Juana segue viva. O policial Balza também comparece à mansão, mas apenas para pressionar Ítalo. Ele provoca o capanga de León dizendo que aquela seria a ocasião perfeita para Juana dar as caras. Quem também marca presença no evento é o promotor Martin Mondino e sua secretária Paula Benítez. Paula atendeu Juana quando ela foi até o escritório de Mondino, e sabe de seu disfarce. As suspeitas crescem e a qualquer momento Nieves pode ser reconhecida.

O Mestre Wu também vai à festa, mas com outro objetivo: entrar no escritório de León e terminar o serviço que ele deixou pela metade da última vez em que invadiu o território inimigo. Nieves se preocupa e Xiang Wu a explica que o pai dela encontrou algo mais valioso que o Eldorado, algo que precisa ser protegido dos assassinos de sua família. Nieves não se contenta em não saber do que Wu está falando, mas se vê derrotada quando ele diz que ela nunca estará satisfeita, pois jamais poderá devolver a vida aos seus pais e irmãos. Dessa forma, Nieves dá as chaves para que Xiang Wu faça o que tenha de fazer.

A festa continua e Willy apresenta a “Cumbia Ninja” aos convidados. No entanto, quando a banda começa a tocar, Hache perde o controle de vez e improvisa uma canção de letra totalmente desagradável e, como sugere o nome do episódio, sem modos. Você pode ouvi-la a seguir:

(“Sem Modos”, canção do décimo episódio de Cumbia Ninja.)

Constrangido, assim como todos os convidados, Willy interrompe o show e pede que a banda recomece. Dessa vez, eles optam por fazer um cover e, por fim, agradam o público. Inclusive a Coqui, que tenta seduzir Hache com olhares e gestos provocantes. Depois da apresentação da “Cumbia Ninja”, a festa tem um momento de suspense. Alguém surge em um roupão e com uma máscara no rosto, e caminha rumo ao palco. León teme que seja algo que possa estragar seus negócios, enquanto Ítalo se preocupa com a possível aparição de Juana, como sugeriu Balza. Mondino e sua secretária também acreditam na possibilidade da pessoa mascarada ser Juana Carbajal, mas todos se decepcionam quando a máscara cai e revela que se trata de Coqui, que preparou uma canção especialmente para León.

Enquanto Coqui canta desafinadamente, Nieves encontra Úrsula nos corredores da mansão. Cansada de fugir da amiga, ela decide revelar sua verdadeira identidade. Úrsula fica em choque ao reconhecer Juana, mas o reencontro é curto, pois a festa é invadida pelos Dommis, que chegam atirando para todos os lados. Preocupada com a segurança de Juana, Úrsula a esconde no banheiro, ao passo que a gangue de Rubens ameaça todos os convidados e os manda para dentro da casa, como reféns.

(Úrsula abraça Nieves ao descobrir que, na verdade, ela é Juana Carbajal, sua melhor amiga.)

O episódio termina com Carmenza encontrando Elba. Preocupada pelo sumiço da “tia”, Nieves ligou para a mãe de Hache em busca de notícias. Carmenza fica horrorizada ao ver amiga caída e toda machucada na porta de casa. Mas Elba mal consegue respirar e só tem tempo de implorar a Carmenza que ela proteja Nieves. A mãe de Hache jura que irá cuidar de Nieves e tenta socorrer Elba, mas é tarde demais. As forças de Elba se esvaem e ela morre nos braços de Carmenza.

(Carmenza tenta socorrer Elba, mas é tarde demais.)

Outros pontos que merecem atenção:
  • Ainda intrigados com o que há escondido na casinha chinesa, Jhon Alex e Huevo tentam invadir o templo de Xiang Wu aproveitando que o Mestre e a “Cumbia Ninja” saíram para a festa na mansão Carbajal. Mas Manuela flagra Jhon Alex e ele não consegue seguir com o plano. No entanto, Huevo alcança seu objetivo e, por fim, encontra a passagem secreta para a cova do dragão. Impressionado com o esconderijo, ao encontrar um bracelete de ouro no subterrâneo, o integrante da 2200 logo é chamuscado pelo “monstro” do La Colina;
  • Jhon Alex se aproveita da inocência de Manuela para tentar tirar informações da garotinha. Ele a acompanha até em casa, prevenindo-se que ninguém atrapalhe Huevo. Carmenza fica agradecida pela “gentileza” de Jhon Alex, apesar de Manuela afirmar que ela não corre perigo com seu novo amigo (o dragão). Enquanto vai à casa de Elba, Carmenza pede que Jhon Alex continue fazendo companhia a Manuela. Se não tomar cuidado com o traiçoeiro Jhon Alex, a irmã de Hache pode acabar revelando o segredo do dragão;
  • Após a apresentação da “Cumbia Ninja”, Hache é confrontado por Ítalo no meio da festa. O capanga de León diz se lembrar do líder do Cruce e ordena que ele fique longe de Nieves. Mas Hache simplesmente o ignora e volta para dentro da mansão, de onde, mais tarde, acompanha a invasão dos Dommis. Será que Hache poderá escapar do ataque de sua gangue vizinha?;
  • Enquanto os Dommis invadem a festa de León, a 2200 continua tocando o terror no bairro La Colina. A gangue de Salmón invade o Bar do Gordo e começa a lutar com os integrantes do Cruce. Jessica tenta impedi-los de dominar o local, mas é expulsa. Então, quando o bar está tomado, Talita chega e ordena que a busca pelos desenhos de León prossiga, pois eles ainda têm o bairro inteiro para revisar. Com isso, chegamos à conclusão de que Hache está se saindo um péssimo líder e parece ter se esquecido de manter da promessa que fez a Chico, de manter a paz no La Colina.

Cumbia Ninja chega a sua reta final, faltando apenas três episódios para o término da primeira temporada. Dois deles serão exibidos nesta quarta-feira (26), a partir das 16H, na FOX. Não perca!

Fazemos a cobertura dos episódios em tempo real no twitter.

Comente conosco através da tag #CumbiaNinjaBR.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário