Resenha - Cumbia Ninja: 'Horóscopo'

by 16:57 0 comentários
A FOX Brasil exibiu, na última quarta-feira (19), mais dois episódios inéditos de Cumbia Ninja. O primeiro deles foi “Horóscopo” (El Horóscopo Dice, originalmente). Nesta resenha destacamos o que aconteceu de mais importante e merece atenção no nono episódio da série. Confira:

(Reprodução.)

Que a vida de Nieves não está nada fácil, isso todo mundo sabe. Quando não é a própria Nieves que corre atrás do perigo, são as ameaças que arriscam revelar sua verdadeira identidade que a deixam em estado de alerta. Dessa vez, Chopin convida a garota para jantar em um restaurante sofisticado da cidade. Nieves até chega a se produzir como se ainda fosse Juana Carbajal, mas logo desiste da ideia. Ao chegar ao restaurante com seu traje simples e de moradora da periferia, ela sente na pele o que é a discriminação social e o preconceito; tanto pelos funcionários do local, como dos outros clientes. Nieves se irrita e não esconde sua nova personalidade, provocando mais comentários intolerantes e o constrangimento de Chopín, que parece não entender que “Juana Carbajal está morta”.

(Nieves se irrita com Chopín por ele insistir em querer acreditar que ela ainda é Juana Carbajal.)

Hache, assim como Nieves, não se cansa de se envolver em problemas. O La Colina está cada vez mais dominado pelas gangues mal intencionadas, porém, o líder do Cruce prefere acreditar que está tudo sob controle e que os recentes conflitos não exigem tanta preocupação como seus companheiros acreditam. Carmenza, sua mãe, também tenta alertá-lo sobre a violência e o narcotráfico nas ruas do bairro, mas Hache se mostra irredutível. Enquanto isso, o vocalista da “Cumbia Ninja” insiste em manter uma relação amorosa com Talita em troca de informações sobre o assassinato de Chico, seu irmão.

(Hache passa a noite com Talita, à espera de respostas sobre a morte de Chico.)

Fica cada vez mais evidente que o descaso de Hache com o La Colina vai resultar em algo ruim. León Carbajal está bem próximo de descobrir o segredo de Victor, que fez questão de proteger a região do Cruce com inúmeras cláusulas fiscais impedindo a urbanização do bairro. Para reverter isso, o tio de Juana está recorrendo a medidas extremas, como incitar a violência desmedida no La Colina e, dessa maneira, deixar claro para a população que o bairro necessita ser urbanizado o mais rápido possível. A gangue 2200, de Salmón, está por conta de comercializar drogas, ao passo que os Dommis, de Rubens, estão provocando o caos nas esquinas do La Colina. Inclusive, nesse episódio, vemos os Dommis receberem um carregamento de armas de fogo. Mas para Hache não há nada fora de controle! E, caso o líder do Cruce não mude de atitude, é isso que permitirá que León adentre o território protegido pelo pai de Juana e descubra o que há escondido lá.

Mas não é apenas León que deseja descobrir o segredo de Victor. Juana/Nieves também está empenhada em desvendar o motivo da morte de seu pai. Durante o treino com Xiang Wu, Nieves se mostra com bastante raiva e isso deixa o Mestre preocupado. Na tentativa de acalmá-la, ele conta para ela a história de um imperador que ficou obcecado por descobrir o verdadeiro rosto de um artista que só se apresentava mascarado. No fim, diante da indignação de Nieves por não ver sentido na história, o Mestre Wu a explica: “uma máscara pode mostrar o que você quer ser, mas também pode esconder o que você não quer mostrar; o mais importante é que você nunca esqueça quem você realmente é”. Nieves fica mais brava ainda com as lendas de Xiang Wu, e então ele a revela que Victor foi morto porque descobriu que a lenda do Eldorado é real.

(Xiang Wu tenta acalmar Nieves, que está desesperada por respostas para o assassinato de sua família.)

Basicamente, Eldorado (El Dorado, em castelhano) é uma antiga lenda indígena que falava de uma cidade que foi toda feita de ouro maciço e ouro puro. A lenda é da época da colonização das Américas e atraiu muitos aventureiros europeus. A raiva de Nieves cresce quando ela conclui que sua família foi morta por causa de dinheiro. Apesar disso, o Mestre Wu não confirma a teoria dela, dizendo apenas que, por enquanto, não pode dá-la mais informações.

Em meio aos conflitos e revelações, a “Cumbia Ninja” tem um dia com suas fãs, evento organizado pelo canal de TV para promover o concurso No Topo. No entanto, como era de se esperar, Alejandra está por trás de tudo, com alguma armação para desbancar a banda de Willy. Antes mesmo que as inscrições terminem, Alejandra já tem os fãs selecionados para passar um dia inteiro com cada banda. Exclusivamente para a “Cumbia Ninja”, é designado um grupo de fãs apenas feminino. Karate, Bitbox e Tumba se animam com a notícia, mas Willy trata de adverti-los que eles devem respeitar e não tocar nas garotas, pois elas são menores de idade e oriundas de famílias tradicionais e importantes. Resultado: as fãs são completamente insanas e dominam os integrantes da banda, colocando-os em situações bastante constrangedoras.

("Cumbia Ninja" passa um dia nada agradável com suas fãs.)

É durante o dia com as fãs que uma nova canção de “Cumbia Ninja” é apresentada: Horóscopo. A música é bastante leve e tem uma letra pegajosa, o que deixa as fãs da banda mais excitadas. Escute-a completa a seguir:

(Ouça "Horóscopo", canção do nono episódio de Cumbia Ninja.)

As investigações sobre Juana Carbajal não param. Seguindo as informações que conseguiu após interrogar Úrsula e Chopín, o policial Balza vai até a casa de Elba recolher o depoimento da empregada. Além de perguntar sobre Juana, ele também questiona o desaparecimento de Nelly. Elba afirma que Nelly não estava na mansão na noite do massacre, apesar de saber que foi quem ela morreu no lugar de Juana. Depois que o policial vai embora, Elba tem certeza que já sabem que Juana está viva e, por isso, tenta convencer Nieves a fugir para outro lugar. Mas Nieves discorda e afirma: “eu já estou morta, não podem me matar duas vezes”.

Poderíamos até dar um voto de confiança a Nieves senão fosse o passo seguinte de Balza. O policial, ao invés de passar as informações conseguidas para o promotor Mondino, marca um encontro com Ítalo no cemitério onde a família Carbajal “está” enterrada. Quando fica cara a cara com o capanga de León, Balza o revela que Juana Carbajal não está morta. Para piorar a situação, Balza dá um prazo a Ítalo para que ele termine o serviço que deixou pela metade, antes que León descubra sua falha. E agora, podemos mesmo acreditar que Juana Carbajal não será morta duas vezes?

(Balza revela a Ítalo que Juana Carbajal não está morta.)

Respostas nos aguardam nos próximos episódios de Cumbia Ninja! Ou assim esperamos, certo? Logo mais publicaremos a resenha do segundo episódio do dia 19, “Sem Modos”, com todas as nossas observações sobre a reta final da série. Fique a vontade para também deixar a sua opinião!


Assista Cumbia Ninja toda quarta-feira na FOX
e comente os episódios no twitter, utilizando a tag #CumbiaNinjaBR.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário