Resenha - Cumbia Ninja: 'Somos Névoa'

by 18:59 0 comentários
(Reprodução)

Hache perdeu seu irmão e, supostamente, assumiu a liderança da gangue El Cruce. Juana Carbajal perdeu sua família e assumiu uma nova identidade, Nieves Paez. Willy perdeu seu grupo musical (sensação do momento) e depositou suas apostas em uma banda completamente amadora, Cumbia Ninja. E o dragão do La Colina perdeu o sono e devorou um porco (por enquanto!). Sim, tudo isso aconteceu no primeiro episódio da nova atração da FOX Brasil, "Cumbia Ninja".
No entanto, um novo episódio da série colombiana foi ao ar, na quarta-feira (08), e, junto com ele, as consequências de todas as perdas da última semana. Nós, do Cumbia Ninja Brasil, recapitulamos o que aconteceu em "Somos Névoa" e apontamos alguns fatos importantes que merecem atenção. Confira:

A trégua no La Colina acabou. Esse foi o alerta que Jhon Alex fez a Chico, quando o líder do El Cruce recusou a proposta de distribuir drogas no bairro, como queria Salmón, líder da 2200. O segundo episódio de "Cumbia Ninja" já começa mostrando que a morte de Chico foi a solução perfeita para o negócio da 2200. Salmón e Talita distribuem a jejena pelas ruas do La Colina em pleno dia e, pior ainda, abusam da ingenuidade das crianças do bairro para acelerar o comércio da droga.

(Talita |Carla Giraldo| e Salmón |Manuel Sarmiento|, em cena do segundo episódio de Cumbia Ninja.)

A cena seria chocante se não fosse algo, infelizmente, comum nas periferias de toda a América Latina (quiçá, do mundo). É claro que assusta, pois não é a realidade que desejamos vivenciar. O caráter de uma pessoa é formado, principalmente, durante a infância. É difícil imaginar um futuro promissor para crianças que se envolvem no mundo da narcotráfico e da violência, mas não é impossível. E a proposta de Cumbia Ninja não está apenas em entreter o público com essa dura realidade, mas também provocar sentimentos de que algo precisa ser feito para impedir que isso continue acontecendo.

Com o decorrer dos episódios, veremos que a solução encontrada pela série é a música. Tudo bem que na vida real não é tão simples assim, mas não precisamos levar o que vemos ao pé da letra. As músicas de Hache não são batidas e estrofes sem coerência. A maioria das letras de Cumbia Ninja descreve o meio ao qual os personagens do La Colina estão inseridos e incentiva às pessoas a lutarem por algo melhor, dando-lhes uma dose de esperança. Os trechos da canção desse episódio, Somos Névoa, "Somos a pureza que esse bairro tem, eles não nos veem, mas nós os vemos (...) Somos a paz nessa silenciosa guerra", e do episódio anterior, "Olhos Como Espadas", "A rua me chama, mas não é o meu destino, assumir uma vingança e me tornar um assassino" são exemplos disso. Em outras palavras, a música em Cumbia Ninja é uma forma de conscientização e educação. Isso sim se assemelha com a vida real: educação. Um ótimo começo para melhorar essa realidade, certo?

(Escute "Somos Névoa", trilha sonora de Cumbia Ninja.)

O episódio segue com a confirmação de que o dragão adormecido sob o La Colina acordou. Xiang Wu se apresenta a ele como seu fiel escudeiro, uma vez que o mestre chinês é o atual guardião do ser mítico. Como dissemos no início da postagem, o dragão apenas devorou um porco ― Xiang Wu já se encarregou de comprar outro suíno para matar a fome do "monstro" e, para isso, precisou demonstrar suas habilidades marciais a fim de se livrar das provocações de um bando da 2200 ―, mas é certo que o dragão não está na série apenas para comer porquinhos. No final mesmo do próprio episódio fica claro para que ele veio.

(Xiang Wu |Víctor Jiménez| é provocado pela 2200.)

Nem a morte de Chico foi suficiente para despertar em Hache o interesse nas gangues do bairro. Jhon Alex, que está mais para um espião da 2200 do que para um integrante do El Cruce, tenta (provocar) animar Hache, que só tem foco para a composição de suas músicas. Jhon Alex pressiona, argumentando que alguém precisa conversar com Salmón caso queira evitar uma guerra. Mas Hache acredita que a palavra de Chico perdurará no bairro. Jhon Alex também tenta consolar Carmenza (Ruddy Rodriguez), mas a mulher declara que, enquanto o La Colina perdeu um líder, ela perdeu seu melhor filho.

(Hache |Ricardo Abarca| ouve sua mãe dizer que perdeu seu melhor filho.)

Willy convence Chopín a acreditar na "Cumbia Ninja", já que a apresentação do grupo no concurso musical foi um sucesso. Por sua vez, Chopín, junto a Karate, Bitbox e Tumba, tentam convencer Hache. Após relutar um pouco, e conflitar com Chopín, Hache aceita a levar a banda adiante. A condição de Hache para continuar com a "Cumbia Ninja" é que os ensaios aconteçam no La Colina, local onde a banda nasceu. Karate tem a ideia de utilizar a casinha chinesa do Mestre Wu como estúdio, mas o velhinho também tem uma condição: que eles sempre lhe dediquem uma hora do ensaio para escutá-lo. Atrás dos contos de Xiang Wu, há ensinamentos que irão guiar e ajudar os personagens a resolver os dilemas entre eles.

(Xiang Wu reunido com a "Cumbia Ninja", durante o episódio "Somos Névoa".)

A banda concorda e, após ouvir a história dos "três sacos de ouro", organiza-se para transportar os instrumentos musicais até a casinha chinesa. Porém, a movimentação de vans e equipamentos pesados nas ruas do La Colina chama a atenção de Salmón e Talita, que, erroneamente, deduzem que Hache está armando um ataque secreto. Devido a isso, a 2200 sequestra Chopín em busca de informações. Sem entender nada, Chopín apanha muito, até que Hache, Bitbox, Karate e Tumba o resgatam. Talita revela a Salmón que Hache contratou gente nova para ajudá-lo e que eles precisam se apressar para evitar o ataque do El Cruce.

Enquanto isso, Juana se adapta a vida de Nieves. Quando o advogado de León Carbajal surge na casa de Elba e diz que seu chefe quer contratar funcionários experientes para retornar à mansão, Juana vê a oportunidade perfeita para descobrir informações sobre o massacre de sua família. Com a ajuda de Elba, ela aprende afazeres domésticos e, no meio dessas tarefas, reencontra-se com Hache, que aparece na casa da tia de Tumba para buscar os instrumentos da banda. Juana se apresenta como Nieves, uma sobrinha distante de Elba que se mudou para o La Colina em busca de emprego. Hache fica muito atraído por Nieves, mas não a reconhece, uma vez que ele já a beijou na noite da apresentação no Ginásio Esportivo. Por fim, Hache convida Nieves para assistir o ensaio da banda na casinha chinesa.

(Hache conhece Nieves |Brenda Asnicar|, mas nem desconfia que ela é Juana Carbajal.)

Na mansão Carbajal, León ordena que Ítalo, seu capanga, organize tudo para que em breve ele possa se mudar para o novo lar. León também age rápido ao assumir a empresa de seu falecido irmão, Victor. O Grupo Carbajal, uma espécie de construtora de imóveis, discute planos de reurbanização e León decide investir no bairro La Colina. O motivo é simples: um dos acionistas da empresa informa que o projeto havia sido engavetado por Victor em troca de outras obras milionárias. Isso é o suficiente para intrigar Léon, que tem como maior desejo descobrir o segredo que o irmão escondia. Não foi por acaso que León ordenou o massacre de toda a família Carbajal.

(León Carbajal |Rubén Zamora| e Ítalo |Albi De Abreu|.)

De volta ao La Colina, enquanto se recupera do sequestro relâmpago, Chopín, assim como Hache, também não reconhece Juana quando Xiang Wu ordena que a garota o ajude com os ferimentos. Chopín chega a ofendê-la em um certo momento! Com medo de ser descoberta, ela decide ir embora antes mesmo do ensaio. Hache se oferece para acompanhá-la, já que as ruas do La Colina não estão segura. Mas antes que Juana se vá, Xiang Wu lhe diz, em chinês-mandarim, que ela não está ali por acaso.

Uma névoa cobre as ruas do bairro e Hache fica intrigado, pois aquilo não é comum. Após deixar Nieves em casa, com uma despedida carregada de segundas intenções, ele volta para o ensaio na casinha chinesa. Enquanto a Cumbia Ninja canta "Somos Névoa" (Somos Niebla, na versão original), canção que retrata a desigualdade social (e ganhou um ritmo bem abrasileirado em sua adaptação para o português), Xiang Wu corre para confirmar que seu protegido "animal" foi acordado pela música do grupo. A gangue 2200 é surpreendida em meio a névoa que cobre o bairro. Rugidos estranhos são ouvidos junto a fumaça branca, e um dos bandidos é arrestado ferozmente pelas ruas do La Colina. Parece que o dragão enjoou dos porquinhos, não é mesmo?

(Hache se despede de Nieves e combina de acompanhá-la no primeiro dia de trabalho.)

"Somos Névoa" termina com Nieves pronta retornar a Mansão Carbajal. O que será que vai acontecer quando a garota ficar cara a cara com os assassinos de sua família?

Deixe sua opinião nos comentários e fique ligado na FOX
todas as quartas-feiras, às 22H30, para novos episódios de Cumbia Ninja.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário