Resenha - Cumbia Ninja: 'Luz e Sombra'

by 18:13 0 comentários
Na última quarta-feira (15), a FOX Brasil exibiu mais um episódio inédito da série colombiana Cumbia Ninja. "Luz e Sombra" (Luz de Sombra, originalmente) foi mais um episódio de muita tensão e música. Relembre os acontecimentos mais importantes nesta resenha do Cumbia Ninja Brasil:

(Reprodução)

Como vimos no episódio anterior, Somos Névoa, Cumbia Ninja começou com perdas muito significativas para Hache e Juana. Ambos tiveram suas vidas transformadas em uma mesma noite, mas isso foi o necessário para cruzar o destino dos dois. Ou melhor, para voltar a cruzar o destino deles, já que Hache e Juana haviam se conhecido na noite em que ele perdeu o irmão e ela perdeu a família. No entanto, Juana se transformou em Nieves, uma outra pessoa; uma vez que Nieves é de um universo completamente diferente da vida luxuosa da família Carbajal. A suposta sobrinha de Elba é uma garota do La Colina, mesmo bairro de Hache, que apesar de ter roubado um beijo de Juana na primeira noite em que eles se viram, não a reconheceu ao reencontrá-la. No entanto, como a própria Juana disse no episódio desta quarta, "ninguém sabe quem ela é, mas ela sabe quem são eles". Essa é sua vantagem

"Luz e Sombra" começa com um flashback da noite do massacre na Mansão Carbajal. O inspetor de polícia, Marcos Balza (César Mora), verifica as cenas do crime até chegar ao quarto de Juana Carbajal. Quem acompanhou o primeiro episódio (Olhos Nas Costas) sabe que, para acobertar a fuga de Juana, uma das empregadas da mansão, Nelly (Laura Salazar), se deitou na cama da jovem herdeira e assumiu o seu lugar, Quando Inspetor Balza puxa o cobertor que cobre o suposto corpo de Juana, ele fotografa a garota, tudo para confirmar que o serviço ordenado por León Carbajal foi bem executado. Sim, o tio de Juana, além de encomendar a morte da família do irmão, contratou um policial a seu favor. Entretanto, naquele momento, Balza só está a par da quantidade de mortes encomendada e não nota que Nelly se trata da vítima errada. Mas como já era de se esperar, três semanas após o massacre, a mãe da empregada vai á mansão Carbajal procurar por sua filha e, para o azar de Juana, leva uma foto da garota para facilitar a busca.

(Balza anota as informações da mãe de Nelly, em Cumbia Ninja.)

Que essa história de retornar à mansão após os assassinatos era uma loucura, até Elba alertou Juana. Mas a garota já disse que não vai sossegar enquanto não descobrir o motivo e o responsável da crueldade que matou sua família. Nieves/Juana não tem um primeiro dia de trabalho nada fácil. Além de ser obrigada a esconder sua emoção por estar de volta ao próprio lar e, pior ainda, por estar de volta onde o sangue de seus pais e seus irmãos foi injustamente derramado, ela tem que suportar a convivência com pessoas que a tratam com absurda indiferença. A governanta da mansão, Aurélia (Kristina Lilley), já demonstrou seu descontentamento com a "nova empregada". Juana fica horrorizada com a frieza da mulher, que age como se os últimos acontecimentos na mansão não tivessem significado algum. Elba repreende a garota, mas Juana insiste em seguir com o papel de Nieves.

(Elba consola Juana.)

Contudo, Juana fraqueja outra vez. Ao se dispor a limpar o antigo escritório de seu pai, ela fica comovida ao encontrar um porta-retrato de sua família na lixeira. E é nesse momento que Juana fica cara a cara com um de seus assassinos. Trata-se de Ítalo, braço-direito de León, e que está se encarregando de acabar com qualquer prova que possa desvendar o crime. Juana o reconhece por causa do leque afiado que Ítalo sempre carrega consigo. Ela fica paralisada ao vê-lo, mas tenta agir naturalmente. Por outro lado, Ítalo fica intrigado com Nieves. Ele percebe que ela está ocultando algo e descobre o porta-retrato que escondido em seu uniforme. Ítalo ergue a foto da família Carbajal diante de Juana, mas também não a reconhece. Ainda assim, ele insiste em que a garota esconde algo e, sem nenhum pudor e respeito, começa a revistá-la de uma maneira bastante intimidadora.

(Ítalo assedia Juana enquanto procura algo que ela possa estar escondendo.)

Graças a Aurélia, que interrompe o ato, Juana escapa das garras de Ítalo. Porém, quando chega a hora de ir embora, o capanga a surpreende ao devolvê-la o porta-retrato de sua família. Juana hesita, mas aceita o "presente". Mesmo sentindo o perigo, ela confronta Ítalo e diz que ele não pode dar algo que não o pertence. Ao invés de se sentir ofendido, Ítalo parece ficar mais interessado ainda em Nieves. E a forma como ele olha para ela chega a ser assustadora. Ítalo está mais para um animal selvagem do que para um humano. Mas nem isso parece intimidar Juana, que, no caminho de volta para o La Colina, afirma a Elba que está disposta a ir até o fundo desse mistério para descobrir a verdade.

Enquanto isso, León segue em frente com os projetos do Grupo Carbajal, que se prepara para iniciar a urbanização do La Colina. León pretende descobrir qual é o segredo que seu irmão Victor, pai de Juana, escondia, e acredita que o bairro da periferia possa revelar algo. Mas para alcançar seus objetivos, León precisa se assegurar de que o massacre contra sua própria família não será desvendado. Ele espera que Ítalo resolva tudo com o Inspetor Balza, mas se irrita ao descobrir que houve uma confusão no necrotério e que os corpos da família de Victor, ao invés de terem sido sepultados, foram levados para cremação. Além disso, León não sabe que sua sobrinha, Juana Carbajal, está viva. Também não sabe que ela está trabalhando na Mansão, já que ele está esperando todos os vestígios do crime serem removidos/limpos da casa para se mudar para lá. Mas, de acordo com os acontecimentos deste episódio, podemos concluir que o encontro entre tio e sobrinha se torna cada vez mais iminente. Ainda mais agora que o Inspetor Balza sabe que há uma empregada desaparecida.

No La Colina, a situação também não está nada tranquila. A gangue 2200 está atrás de Hache, pois o irmão de Chico foi visto caminhando pelas ruas do bairro vestido com a jaqueta do Cruce. Para Salmón, isso quer dizer que Hache está disposto a lutar contra o tráfico de drogas chefiado pela 2200, contrariando as informações dadas por Jhon Alex. Tumba ajuda Hache a se esconder na casa de Elba, mas eles sabem que não podem ficar ali para sempre. Com a ajuda de Jessica, irmã de Jhon Alex, Hache e toda a banda conseguem ir para a casinha chinesa, onde se encontram com o Mestre Wu. Mas ao chegar lá, Hache é surpreendido por Jhon Alex, que o confronta acerca de suas atitudes. Hache resiste, mas Jhon Alex não facilita e força uma ruptura dentro do próprio Cruce.

(Jhon Alex e Hache discutem sobre o conflito entre as gangues do bairro.)

Traumatizado pelo sequestro relâmpago sofrido no último episódio, Chopín, induzido por Willy, tenta mais uma vez se enturmar com seus colegas de banda. Mas a tensão nas ruas do La Colina está fervendo e o músico profissional se encontra perdido e fora do lugar. Irritado e incompreendido, Chopín não tem paciência para as histórias de Xiang Wu, que dessa vez pede que cada um dos integrantes da "Cumbia Ninja" se responsabilize por fertilizar determinados tipos de sementes. Quando Chopín contesta sobre a finalidade da atividade, o Mestre, sabiamente, o responde: "Há duas formas de se enxergar a vida. Uma delas é se deitar debaixo de uma árvore, buscando a proteção de sua sombra. Mas quantos homens podem dizer que deram proteção e sombra a uma árvore?" . E ainda acrescenta: "Que tipo de homem vocês querem ser? O que se refugia na sombra ou homem que dá sombra à árvore?". Isso é o suficiente para convencer a Chopín, que junto a Hache, Bitbox, Karate e Tumba, gravam uma nova música, que nomeia o episódio.

("Luz e Sombra", interpretada por Lelê Fegom, e trilha oficial da série.)

"Luz e Sombra" questiona de várias formas a lição passada por Xiang Wu, e seu poderoso jogo de palavras contagia e incentiva Hache a lutar a favor da paz nas ruas do bairro. Chopín teme que isso prejudique a carreira da banda, mas outra vez é induzido por Willy, que comemora o fato de ter conseguido uma apresentação única para a "Cumbia Ninja" com os diretores do canal de TV. O sonho de fazer sucesso fala mais alto e Chopín se dispõe a manter-se unido á banda, não apenas para a música, mas também para os assuntos do bairro. E a prova de sua "fidelidade" não demora a chegar.

Como Hache não foi se reunir com Salmón, o líder da 2200, e toda sua gangue foram até os arredores da casinha chinesa em busca do novo responsável pelo Cruce. Hache e seus companheiros não se escondem mais e vão ao encontro de Salmón. O irmão de Chico afirma que não vai permitir que as drogas da 2200 sejam vendidas nas ruas do Cruce e Salmón fica impressionado com a determinação do garoto. Surpreendendo a todos, ele decreta que está em paz com Hache e sua gangue. Porém, quando Talita o questiona, o líder da 2200 apenas diz que é preciso esperar o momento certo de agir. Em meio ao conflito, Jhon Alex é desprezado pelas duas gangues.

(Salmón garante a Hache que não está envolvido na morte de Chico.)

Com o fim do dia, Hache desce até o terminal de ônibus para se encontrar com Nieves, assim como havia combinado com ela no episódio anterior. Ainda assim, Nieves fica surpresa ao ver Hache, mas quase não consegue disfarçar a felicidade em tê-lo por perto. Hache não esconde seu interesse na garota e a acompanha até a porta de casa. No meio do caminho, Hache conta a Nieves sobre a morte de Chico e os conflitos do bairro. Sem esconder a admiração, Nieves pergunta se Hache está disposto a encontrá-la novamente no dia seguinte. Dessa vez é Hache quem tenta disfarçar o interesse, mas ambos são surpreendidos quando a semente dada por Xiang Wu, magicamente, começa a brotar.

(Hache e Nieves, em cena do terceiro episódio de Cumbia Ninja.)

Ao chegar na casa de Elba, Juana encontra um ramo de flor de ameixeira sobre sua cama. "Flor de ameixeira" era a forma carinhosa como Victor Carbajal tratava a filha, mas seu costume era pronunciar o apelido em chinês-mandarim. Seguindo a lógica, Juana deduz que aquilo só poderia ser uma mensagem de Xiang Wu, que se comunicara com ela na outra língua quando Hache a convidou para assistir um ensaio no "templo" do pico do La Colina. Um pouco hesitante, Juana vai ao encontro do Mestre e fica assustada quando ele diz que a estava esperando.

(Juana se encontra com Xiang Wu, na casinha chinesa.)

Esse encontro nos leva a entender que Xiang Wu sabe quem é Juana Carbajal, e isso nos gera alguns questionamentos: o Mestre realmente sabe a verdadeira identidade de Nieves? Por que ele a estava esperando? Será que o segredo de Victor Carbajal está mesmo ligado ao La Colina? 

Outros pontos que merecem atenção:
  • No início do episódio, Xiang Wu constata que o dragão devorou um integrante da 2200. Essa é uma prova de que o "animal" também está disposto a proteger o bairro da violência das gangues. Certo?
  • Em um dado momento, Ítalo comunica a León que eles estão tendo problema com a jejena no La Colina. Ou seja, o líder do Grupo Carbajal é o responsável pela tráfico de drogas no bairro. Qual a intenção dele? Provavelmente, algo relacionado à urbanização do La Colina, já que ele vai precisar tomar o controle que as gangues têm por lá. O secretário de León ainda o informa de que Victor, antes de morrer, contratou alguém para cuidar das ruas do La Colina. Seria Chico?  

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), só saberemos as respostas nos próximos episódios de Cumbia NinjaE você, teve algum outro questionamento? Gostou do episódio "Luz e Sombra"?

Compartilhe conosco sua opinião e suas observações sobre a série. E não se esqueça de que toda as quartas-feiras, a partir das 22H30, a FOX Brasil transmite novos episódios de Cumbia Ninja.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário