Resenha - Cumbia Ninja: 'Olhos Nas Costas'

by 19:21 0 comentários
(Reprodução)

A série colombiana Cumbia Ninja, que estreou semana passada no Brasil pelo canal pago FOX, já apresentou dois episódios carregados de muita emoção e música. Hache (Ricardo Abarca) e Juana (Brenda Asnicar) são os protagonistas da trama, que traz em seu enredo uma mistura de crítica social ― diante da violência e do narcotráfico presentes em milhares de bairros da América Latina ―, entretenimento musical e uma dose de fantasia.
Cumbia Ninja Brasil fez uma recapitulação dos acontecimentos do primeiro episódio, nomeado Olhos Nas Costas, e uma pequena observação para pontos importantes que merecem atenção na série. Confira:

A história de Cumbia Ninja começa com a lenda sobre os dragões que habitavam a Terra. Após milênios de anos, apenas um dragão teria sobrevivido e se encontrava adormecido sob uma pirâmide debaixo do La Colina, um bairro da periferia colombiana. Esse é o cenário principal da série: uma espécie de favela, até então pacífica, dominada por três gangues (El Cruce2200 e Dommis), que controlam pontos específicos de acordo com a divisão estabelecida entre elas.

(Bairro La Colina, localizado na Colômbia  e principal cenário de Cumbia Ninja.)

El Cruce é uma gangue liderada por Chico (Camilo Wilson) e responsável pelas ruas do alto do La Colina. Salmón (Manuel Sarmiento), líder da 2200 ― que domina as ruas mais abaixo , reúne-se com Chico e Rubens (Juan Calderón), líder dos Dommis ― gangue encarregada do terminal de ônibus e entrada do bairro , pois pretende distribuir uma nova droga nas ruas do La Colina, a jejena (um tipo de tatuagem produzida com substâncias químicas, que, ao serem aquecidas com fogo para marcar a pele, provocam alucinações e outros efeitos). Chico é contra a proposta de Salmón e isso provoca uma grande tensão entre as gangues.

(2200, gangue liderada por Salmón. | Créditos na imagem)

A violência se torna iminente nas ruas do La Colina e, ainda assim, um concurso musical ― La Cima  é organizado no Ginásio Esportivo do bairro. Hache, irmão de Chico e também integrante do El Cruce, mesmo sabendo do conflito entre as gangues, decide participar do evento televisivo, uma vez que a música é sua grande paixão. Antes de tomar essa decisão, Hache já havia discutido com Chico e demonstrado ao irmão que não estava nem um pouco interessado nos assuntos do bairro e, muito menos, no El Cruce.

Quem também está presente no La Cima, mas como espectadora, é Juana Carbajal, filha do empresário bem-sucedido Victor Carbajal (Juan Pablo Gamboa), e que, para prestigiar com uma amiga a Los Pimpirãnas  banda convidada do evento ―, fugiu de casa com a ajuda da empregada Elba (Helena Mallarino). Vale ressaltar que a cumplicidade entre Juana e Elba é uma relação desde que a garota era criança, já que Elba também foi sua babá. Juana opta fugir, pois não autorização dos pais para sair. Para isso, Nelly (Laura Salazar), outra servente da mansão Carbajal, fica na cama de Juana a fim de evitar que ela seja descoberta. A caminho do La Colina, Juana conhece Willy Vega (Christian Meier), produtor musical e namorado de Úrsula (Estefanía Godoy), sua amiga, e Chopín (Nicolás Rincón), um colega de trabalho de Willy e que fica atraído pela beleza de Juana. 

(Juana Carbajal. | Reprodução.)

Um imprevisto impede a presença dos Pimpirañas e então nasce a "Cumbia Ninja", um quinteto improvisado por Willy para substituir a atração principal. Hache faz parte do grupo, assim como Karate (Sebastian Rendón), Bitbox (Ignacio Meneses) e Tumba (Julio Nava); todos moradores do La Colina. Chopín também faz parte da banda, apesar de não estar contente com os companheiros escolhidos por Willy. Ele acredita ser superior ao restante da banda apenas por ser um músico profissional e mais experiente. No entanto, aquela também será a primeira apresentação de Chopín diante a um público. A caminho de subir no palco, Hache esbarra com Juana e lhe rouba um beijo, pedindo que ela o deseje sorte. Juana se assusta, mas não se mostra ofendida com a ousadia do rapaz. É um momento bem rápido, mas com indícios de que não aconteceu por acaso.

(Úrsula e Juana assistem ao show da "Cumbia Ninja".)

Enquanto a Cumbia Ninja canta e, surpreendentemente, encanta o público, Chico e o El Cruce, caracterizados com suas jaquetas verdes, procuram desesperados por Hache, que não deveria ter saído de casa sabendo do clima ruim entre as gangues. A 2200 também está presente no evento, que ocorre em parte de seu território. Contudo, em meio a toda euforia do show, Chico é atacado a facadas pelas costas e morre nos braços de Hache, mas não sem antes fazer um último desejo: que seu irmão se torne responsável por manter a paz nas ruas do bairro.

Devido a confusão no La Cima, Juana volta para sua mansão e, após uma despedida envolvente com Chopín, fica assustada quando Elba a recebe e a esconde em quartinho, implorando que ela fique quieta. Juana reluta, mas obedece. Ela escuta passos pelos corredores e então disparos de armas. Por fim, ela vê um homem saindo com um estranho leque em mãos. Quando os intrusos se vão de sua casa, Juana fica horrorizada ao descobrir que toda sua família tinha acabado de ser assassinada, inclusive Nelly. Após o momento de choque e desespero, Elba convence Juana a se abrigar com ela em sua casa, localizada no La Colina. Juana passa por uma transformação radical e assume a identidade de Nieves, já que, supostamente, ela própria está morta. 

(Juana se transforma em Nieves, em Cumbia Ninja.)

Durante o velório de Chico, Hache lhe dedica uma canção que sintetiza a crueldade sofrida não apenas por seu irmão, mas por todos aqueles que são injustamente assassinados. "Eu deveria ter te emprestado os meus olhos", diz um trecho de Olhos Como Espadas, fazendo referência ao momento em que Chico é atacado pelas costas. A letra original da música, Ojos En La Espalada (Olhos Nas Costas, clique aqui para ouvir), diz que "é preciso ter olhos nas costas", uma vez que não estamos preparados para a covardia de quem ataca por trás. Tanto a versão original, quanto a adaptação brasileira, ressalta que os olhos são armas de defesa contra a violência a qual ninguém está a salvo. 

(Velório de Chico, onde Hache canta Olhos Como Espadas.)

Fechando o episódio, para a surpresa de Xiang-Wu (Víctor Jiménez), morador de uma casinha chinesa no mais alto do La Colina e mestre em artes marciais, é a música de Hache que desperta o dragão adormecido sob o bairro. O Mestre Wu também é um personagem importante em Cumbia Ninja, já que ele é o atual guardião do dragão e responsável pelo acesso a pirâmide do ser mítico.


"Olhos Nas Costas" é um episódio com o final bem impactante, pois além da revelação do dragão, temos também a traição Jhon Alex (Juan Diego Sanchez), um dos integrantes do El Cruce. que, após o velório de Chico, diz para a 2200 que as ruas do bairro estão livres para a distribuição das drogas, dando a entender que a gangue de Salmón foi a responsável pela morte do líder do Cruce. Além disso, outra cena se destaca: Juana visitando a família no cemitério, mas já como Nieves. A apreensão toma conta, principalmente, quando ela e Úrsula trocam olhares perto dos túmulos. Úrsula parece reconhecer as feições de Juana, mas seria impossível para ela que a amiga estivesse viva, uma vez que a morte de todos os Carbajal havia sido confirmada. Esse é um fato que merece atenção, pois é certo que, cedo ou tarde, alguém sentirá falta de Nelly, a empregada assassinada no lugar de Juana.

(Juana visita sua família disfarçada de Nieves.)

Os episódios inéditos de Cumbia Ninja vão ao ar pela FOX
todas as quartas-feiras, a partir das 22H30.

Em breve, publicaremos a resenha do segundo episódio, Somos Névoa (Somos Niebla).
 Compartilhe também suas primeiras impressões sobre a série, deixando um comentário no blog.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário