Resenha - Cumbia Ninja: 'De Que Lado do Aquário Você Está?'

by 13:15 0 comentários
Na última quarta-feira (22) foi ao ar o quarto episódio de Cumbia Ninja. A série colombiana, exibida pela FOX Brasil, mais uma vez deixou os telespectadores aflitos com seus momentos de tensão e suspense, além de apresentar uma nova canção, que também nomeia o episódio, "De Que Lado do Aquário Você Está?" (De Qué Lado de la Pecera Estás?, originalmente). Saiba o que aconteceu de mais importante nas cenas dessa quarta semana de Cumbia Ninja!

(Reprodução)

Assim como foi divulgado na maioria das sinopses deste quarto episódio, o Mestre Wu arriscou sua vida ao invadir o território inimigo. A questão, até então, era “qual território inimigo?”, uma vez que a série está recheada de antagonistas. Para a surpresa de algumas (ou muitas) pessoas, Xiang Wu invadiu a Mansão Carbajal. É provável que isso já fosse esperado, considerando que o episódio da última semana, “Luz e Sombra”, terminou com Juana Carbajal indo a um encontro na casinha do mestre oriental. De todos os modos, a finalidade desse encontro só foi apresentada em vários flashbacks durante “De Que Lado do Aquário Você Está?” e revelou que Xiang Wu está disposto a ajudar Juana a encontrar os assassinos de sua família. Concluímos assim, que realmente a garota não foi parar no La Colina por acaso. Existe um inimigo comum.

No entanto, Xiang Wu não obteve êxito em sua artimanha. Ítalo e os seguranças da mansão Carbajal flagraram a invasão e até tentaram capturar o Mestre, que foi mais ágil e fez jus ao seu disfarce de ninja, deixando claro, mais uma vez, todas as suas habilidades marciais. Ainda não sabemos qual era o objetivo de Wu, apenas o vimos dizer ao dragão que ele falhou em sua missão. Nas cenas da invasão, o Mestre encontra algo em uma das paredes do escritório dos Carbajal, mas nada que ficasse muito evidente para o público. Além disso, durante a visita ao dragão, no interior da pirâmide sob a casinha chinesa, Xiang Wu se deparou com penas em torno do “monstro” do La Colina. O dragão está em metamorfose!

(Xiang Wu encontra as penas do dragão.)

No La Colina, a banda “Cumbia Ninja” está a todo vapor em seus preparativos para apresentação exclusiva aos diretores do canal de TV, onde Willy Vega (Christian Meier) trabalha. O produtor musical, acompanhado de sua namorada, Úrsula Mejía (Estefanía Godoy), finalmente se dispôs a conhecer o local de ensaio da banda, ou seja, a casinha no pico do La Colina. Quem não gostou muito da visita foi Xiang Wu, que logo percebeu o mau caráter de Willy e, com mais umas de suas lendas, alertou os integrantes da banda sobre pessoas interesseiras e oportunistas. Hache também ficou incomodado com a empolgação do produtor musical, mas grande parte da sua impaciência tinha outro motivo: Nieves.

Mesmo com a união do grupo, que, inclusive, recebeu jaquetas oficiais do Cruce (até Chopín!), Hache não conseguiu manter a concentração. Jessica (Natalia Reyes) tentou distraí-lo, mas o líder da gangue pacífica do La Colina estava ansioso para reencontrar Nieves no terminal de ônibus, assim como eles haviam combinado. A sintonia entre o “casal” é evidente. É algo que está sendo construído de forma natural e que está gerando grande apreensão entre os fãs da série, já que Nieves, apesar de também sentir uma forte atração por Hache, prefere priorizar o Caso Carbajal ao invés do caso com o líder do Cruce. Convenhamos que Hache deveria agir parecido, uma vez que o bairro não está tão protegido quanto ele pensa

(Jessica beija na Hache, mas logo é rejeitada.)

O policial Marcos Balza, contratado de León Carbajal, vai à Promotoria de Justiça em busca das últimas provas do massacre ainda não eliminadas: as arcadas dentárias das vítimas. No entanto, o fiscal Martín Mondino (Juan Manuel Mendoza), responsável pela investigação do caso, não está muito contente com todo o mistério dos assassinatos. O promotor chega a comentar de como é estranho que León, sendo o único herdeiro Carbajal a salvo, não demonstre importância com o sumiço das provas do crime. Balza se faz de desentendido, mas Mondino não fica satisfeito. Por isso, quando o policial vai embora, o próprio fiscal o segue e comprova que Balza tem ligações com os atuais moradores da mansão Carbajal.

(Fiscal Martin Mondino entrega as últimas provas do crime a Balza.)

A situação de Juana também não está fácil. Não contente com o risco de ficar tão próxima dos assassinos de sua família, a única sobrevivente do Massacre Carbajal decidiu abusar da confiança de Ítalo. O capanga de León não esconde o desejo sexual por Nieves e, a todo o momento, rodeia a empregada de maneira nada respeitosa. Como destacamos na última resenha, Juana sabe que Ítalo participou da noite do crime, por causa do seu inconfundível leque afiado. Porém, ainda assim, ela mantém o homem por perto, pois, como não se cansa de dizer, está disposta a descobrir quem orquestrou os assassinatos.  

Seguindo sua própria investigação, Juana consegue as chaves do escritório que fora de seu pai, mas por um preço nada bom: passar a noite com Ítalo. Ingenuamente, ela acredita que terá controle da situação, mas não é bem isso que acontece. Quando o expediente de trabalho termina, Elba insiste que Juana vá embora com ela, mas a garota resiste. No início, tudo ocorre como ela espera. Juana invade o antigo escritório de seu pai e encontra documentos da perícia dos assassinatos de sua família. Porém, antes que ela se recupere do choque, Ítalo aparece para cobrar sua parte do trato. Juana começa a ser violentamente assediada, mas, felizmente, assim como aconteceu da última vez, a governanta Aurélia interrompe o momento.

(Ítalo se descontrola ao ficar a sós com Nieves.)

Ao passo que Ítalo vai atender Aurélia, Juana aproveita para fugir. Desesperada, ela sente um grande alívio ao chegar no jardim da mansão e encontrar Hache. A pedido de Elba, o líder do Cruce roubou uma moto da gangue Dommis e foi resgatar Nieves. Mesmo sem entender o que estava acontecendo, Hache a leva embora em sua garupa e, na tentativa de consolá-la, enche a garota de promessas, assegurando-a de que quando a "Cumbia Ninja" fizer sucesso, ele irá presenteá-la com um casarão, para que ela nunca mais precise trabalhar naquelas condições. Mal sabe Hache que Nieves é dona da Mansão Carbajal! 

(Hache faz promessas a Nieves, sobre a moto.)

Contudo, Juana ficou muito abalada com os acontecimentos da noite. Angustiada com tantas injustiças, ela acaba não sustentando sua personagem (Nieves) e, grosseiramente, dispensa a ajuda de Hache. O rapaz a questiona se o estresse é por causa do trabalho, mas Juana afirma que está cansada das preocupações dele. “Hache, eu não preciso que você cuide de mim. Eu não preciso que você me ajude. Eu não quero que você me compre uma estúpida casa! Eu não sou como vocês, Hache!”, diz ela, no momento de crise. Hache também se irrita e acusa a garota de se iludir com o luxo dos “patrões dela”. Após a intensa discussão, cada um segue seu caminho, decepcionado.

(Hache fica bêbado a fim de esquecer a discussão com Nieves.)

Por mais que queiramos criticar as atitudes de Juana, devemos reconhecer sua determinação e força de vontade para desvendar o crime de sua família. Juana não teve tempo para ficar de luto e, de um dia para o outro, foi obrigada a se transformar em outra pessoa. Todos acreditam que ela esteja morta; é preciso ser forte para não se deixar levar pelo o que os outros dizem. Juana não pode esquecer sua própria identidade, porque, querendo ou não, Nieves é apenas um disfarce. A qualquer momento, as máscaras irão cair. Além disso, Juana carrega a culpa pela morte de Nelly. Vemos que ela mantém a foto da empregada na cabeceira de seu quarto, na casa de Elba. 

Entretanto, faltou força para a protagonista. Enquanto Chopín, após um curioso conselho de Xiang Wu (“Às vezes, quem te ajuda só está te engordando para poder te comer.”), grava a música que dá título ao episódio, Juana se cansa de todo o disfarce e decide revelar sua verdadeira identidade à justiça.

(Ouça “De que Lado do Aquário você Está?”, trilha sonora oficial da série.)

Em mais uma decisão desesperada, ao acordar para um novo dia de trabalho, Nieves desvia seu caminho e vai até a Promotoria de Justiça, em busca do Fiscal Mondino, responsável pelo caso de sua família. Como ela sabe disso? Graças aos documentos que encontrou no escritório da mansão enquanto se arriscava com Ítalo. Quando a secretária do fiscal pergunta seu nome, Nieves hesita, mas se apresenta como Juana Carbajal.

(Juana revela sua identidade à Justiça.)

Outros pontos que merecem atenção:
  • O Mestre Wu organizou nas ruas da Cruce uma aula prática de artes marciais para toda a comunidade. Os moradores do La Colina precisam estar preparados para enfrentar as ameaças que cercam o bairro;
  • Marcos Balza entrega as arcadas dentárias da família Carbajal para Ítalo. No entanto, o policial rouba do escritório de León uma lista dos funcionários da Mansão. Certamente, isso está relacionado a averiguação secreta que Balza assumiu após descobrir que há uma empregada desaparecida: Nelly. Ou seja, o disfarce de Nieves está muito ameaçado!
  • Não convencida com a rejeição na casinha chinesa, Jessica insiste em ter uma relação com Hache. A irmã de Jhon Alex se responsabiliza por ajudar o líder do Cruce a ir para casa após a discussão com Nieves. Contanto, mesmo com o estado crítico em que Hache se encontra, Jessica não se contenta em deixa-lo dormindo, e decide dormir com o rapaz. Se isso vai dar em algo, nos resta aguardar para saber;
  • León Carbajal está determinado a dominar o La Colina. O empresário parece ter certeza de que o segredo que seu falecido irmão, Victor, escondia está no bairro da periferia. León pediu ao seu secretário, Vélez (Ricardo Riveros), para ordenar a Salmón que tome o controle do La Colina enquanto o Grupo Carbajal não consegue a posse das terras. Paralelo a isso, León está pronto para se mudar para a Mansão Carbajal. Agora o encontro entre Juana e o tio é inevitável!
E você, tem algum questionamento ou crítica sobre os episódios de Cumbia Ninja? Compartilhe sua opinião conosco e não se esqueça de acompanhar a série todas as quartas-feiras na FOX, a partir das 22h30.

Siga-nos também no twitter (@CumbiaNinjaBR) e comente tudo sobre Cumbia Ninja
com outros fãs, utilizando a tag #CumbiaNinjaBR.

Taylor Oliveira

Autor

O Blog Cumbia Ninja Brasil foi desenvolvido e criado por fãs com intuito de difundir a mais nova série da FOX.

0 comentários:

Postar um comentário